O Instituto de infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência nacional do tratamento da aids, realiza até o final do mês de maio o mutirão “Nutrição sem Complicação”. O objetivo é avaliar se o paciente possui algum risco nutricional, além de avaliar risco cardiovascular, por meio do Escore de Framingham. Segundo a direção do hospital, os pacientes que apresentarem algum problema durante a triagem serão encaminhados para consulta com nutricionistas do Instituto.
A busca ativa de pacientes será feita pela equipe de Nutrição do Hospital, que convidará as pessoas que estiverem no ambulatório para medir o Índice de Massa Corpórea (IMC) e fazer avaliação de risco cardiovascular.
“A iniciativa é uma maneira de prevenirmos problemas nutricionais futuros, pois muitas medicações afetam o sistema nutricional do paciente causando intercorrências que podem ser evitadas”, explica Andrea Zumbini, diretora de Nutrição do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Segundo Andrea, geralmente os pacientes procuram ajuda do setor de nutrição quando já apresentam algum problema grave, e o intuito do mutirão é evitar que isso aconteça. Cerca de mil folders informativos serão distribuídos para orientar os pacientes sobre uma alimentação equilibrada e saudável.
Com os mais de 3 mil pacientes oriundos da Casa da Aids, o Hospital Emílio Ribas atende hoje cerca de 13 mil pacientes e é uma das principais referências do País no atendimento de pessoas com HIV e aids.
Fonte:Redação da Agência de Notícias da Aids
Nenhum comentário:
Postar um comentário